ANEEL realiza pesquisa de satisfação do consumidor - IASC 2020
14/01/2021 - 08:00A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vem realizando desde o último dia 17 de novembro, a 21ª edição da pesquisa que afere o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC 2020.
Neste período, pesquisadores da empresa Qualitest estarão realizando entrevistas com nossos consumidores para medir o grau de satisfação com os serviços de fornecimento de energia elétrica.
A CERVAM orienta todos os consumidores para que recebam bem os pesquisadores e prestem com sinceridade as informações solicitadas no questionário.
Em virtude da pandemia, os entrevistadores da Qualitest observarão todas as cautelas sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, protetor facial e álcool em gel. Além disso, nenhum deslocamento da equipe será feito em transporte coletivo – nos limites do município, ou entre municípios, o transporte ocorrerá sempre em veículo de uso exclusivo da equipe.
Cada um dos pesquisadores porta uma “Nota de esclarecimento aos consumidores” que contém, além da motivação dessa pesquisa, os contatos para que os consumidores possam checar o nome completo e o CPF do pesquisador que o está abordando.
O Iasc, realizado anualmente pela ANEEL desde 2000, retrata a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras e tem como objetivo principal estimular a melhoria contínua dos serviços. Mas não é só isso! As informações obtidas também auxiliam a Agência na identificação das empresas que devem participar do Plano de Resultados (para ajustes e correções de procedimentos),além de integrar o mecanismo de incentivo na política tarifária definida pela ANEEL.
Qualquer dúvida, bem como demais informações relacionadas a pesquisa, pode ser feita diretamente à ANEEL pelo telefone 167.
Duvidas e Perguntas:
O que é o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor?
O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
Como é obtido o Iasc?
O Iasc é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 27.000 entrevistas.
Quais as variáveis avaliadas na pesquisa do Iasc?
São cinco:
· qualidade percebida;
· valor percebido (relação custo-benefício);
· satisfação global;
· confiança no fornecedor;
· fidelidade.