Pesquisa sobre satisfação dos consumidores residenciais IASC 2021
23/11/2021 - 17:19A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) torna pública a lista dos municípios que participarão da 22ª edição da pesquisa que gera o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc).
Sua participação é muito importante nesta pesquisa que tem por objetivo avaliar, a partir da percepção dos consumidores, da sua opinião, o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – Iasc, calculado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL desde 2000, retrata a sua avaliação sobre as distribuidoras e tem como objetivo principal estimular a melhoria contínua dos serviços. Mas não é só isso! As informações obtidas também auxiliam a Agência na identificação das empresas que devem participar de um plano de ajustes e correções de procedimentos, além de integrar o mecanismo de incentivo na política tarifária definida pela ANEEL.
Em 6 de julho de 2021, a ANEEL contratou a empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa para a realização da coleta de dados junto a consumidores de energia elétrica de 29.068 residências de 607 municípios de todo o país. Embora nem todos os 5.570 municípios brasileiros recebam a visita dos entrevistadores, a dinâmica do sorteio dos municípios contempla uma amostra que alcança consumidores de todas as 104 distribuidoras concessionárias e permissionárias de energia elétrica do país.
A coleta de dados nos domicílios (presencial) dos municípios sorteados está prevista para o período de 06/08/2021 a 06/11/2021. A lista completa desses municípios, inclusive o seu, assim como todos os resultados desde o ano 2000, está disponível no seguinte caminho na página oficial da ANEEL: Espaço do Consumidor/ Como Está sua Distribuidora?/ Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc)/Pesquisa Iasc 2021.
Conheça a lista de todos os municípios sorteados e também o mapa com a visualização da distribuição desses municípios por todo o território nacional.
Para sua comodidade e segurança, os profissionais da Qualitest devem estar identificados com crachá com foto e em virtude da pandemia seguem todas as cautelas sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel. Além disso, sempre que possível, nenhum deslocamento das equipes de coleta de dados é feito em transporte coletivo – nos limites do município, ou entre municípios, o transporte ocorre em sua grande maioria em veículos alugados, de uso exclusivo da equipe, com a identificação da Qualitest nas portas.
A CERVAM orienta todos os consumidores para que recebam bem os pesquisadores e prestem com sinceridade as informações solicitadas no questionário.
Caso ainda persista qualquer dúvida o consumidor poderá contatar diretamente a ANEEL, em Brasília, por meio do telefone 167, cuja ligação de telefones fixos ou móveis é gratuita, e confirmar as informações contidas neste comunicado.
Duvidas e Perguntas:
O que é o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor?
O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
Como é obtido o Iasc?
O Iasc é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 27.000 entrevistas.
Quais as variáveis avaliadas na pesquisa do Iasc?
São cinco:
· qualidade percebida;
· valor percebido (relação custo-benefício);
· satisfação global;
· confiança no fornecedor;
· fidelidade.
Saiba mais sobre o Iasc no endereço www.aneel.gov.br/iasc.