PESQUISA SOBRE SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES RESIDENCIAIS IASC 2022
30/06/2022 - 08:04NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS CONSUMIDORES
Sua participação é muito importante nesta pesquisa que tem por objetivo avaliar, a partir da percepção dos consumidores, da sua opinião, o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – Iasc, calculado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL desde 2000, retrata a sua avaliação sobre as distribuidoras e tem como objetivo principal estimular a melhoria contínua dos serviços. Mas não é só isso! As informações obtidas também auxiliam a Agência na identificação das empresas que devem participar de um plano de ajustes e correções de procedimentos, além de integrar o mecanismo de incentivo na política tarifária definida pela ANEEL.
Em 13 de junho de 2022, a ANEEL prorrogou o contrato da empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa para a realização da coleta de dados junto a consumidores de energia elétrica de 28.965 residências de 618 municípios de todo o país. Embora nem todos os 5.570 municípios brasileiros recebam a visita dos entrevistadores, a dinâmica do sorteio dos municípios contempla uma amostra que alcança consumidores de todas as 105 distribuidoras concessionárias e permissionárias de energia elétrica do país.
A coleta dedados nos domicílios (presencial) dos municípios sorteados está prevista para o período de 5 de julho a 5 de outubro de 2022. A lista completa desses municípios, inclusive o seu, assim como todos os resultados desde o ano 2000, está disponível na página oficial da ANEEL na internet, no seguinte link:
https://www.gov.br/aneel/pt-br/centrais-de-conteudos/documentos/iasc
Para sua comodidade e segurança, os profissionais da Qualitest devem estar identificados com crachá com foto e em virtude da pandemia seguem todas as cautelas sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel. Além disso, sempre que possível, será evitado o deslocamento das equipes de coleta de dados em transporte coletivo – nos limites do município, ou entre municípios – prioriza-se o transporte por meio de veículos alugados, de uso exclusivo da equipe, com a identificação da Qualitest nas portas.
Caso ainda persista qualquer dúvida ou caso queira fazer alguma denúncia ou reclamação, o(a)senhor(a) poderá contatar diretamente a ANEEL, em Brasília, por meio do telefone 167, cuja ligação de telefones fixos ou móveis é gratuita, e confirmar as informações contidas neste comunicado ou certificar o entrevistador que está em sua residência.
Persistindo a dúvida quanto à realização da pesquisa, é possível entrar em contato com a coordenação da pesquisa em Brasília, que poderá ser feita por meio do telefone fixo: (61)2192 8915, em horário comercial. Fora desse horário, as dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail:
pesquisa_iasc@aneel.gov.br.
Agradecemos antecipadamente por sua atenção e por suas sinceras opiniões sobre os serviços prestados por sua distribuidora, que contribuirão para a melhoria dos serviços de energia elétrica em nosso país.
Brasília,29 de junho de 2022.
AGÊNCIANACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
Duvidas e Perguntas:
O que é o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor?
O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.
Como é obtido o Iasc?
O Iasc é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 29.000 entrevistas.
Quais as variáveis avaliadas na pesquisa do Iasc?
São cinco:
· qualidade percebida;
· valor percebido (relação custo-benefício);
· satisfação global;
· confiança no fornecedor;
· fidelidade.