PESQUISA SOBRE SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES RESIDENCIAIS IASC 2022

30/06/2022 - 08:04

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS CONSUMIDORES

 

Sua participação é muito importante nesta pesquisa que tem por objetivo avaliar, a partir da percepção dos consumidores, da sua opinião, o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. 

O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – Iasc, calculado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL desde 2000, retrata a sua avaliação sobre as distribuidoras e tem como objetivo principal estimular a melhoria contínua dos serviços. Mas não é só isso! As informações obtidas também auxiliam a Agência na identificação das empresas que devem participar de um plano de ajustes e correções de procedimentos, além de integrar o mecanismo de incentivo na política tarifária definida pela ANEEL.

Em 13 de junho de 2022, a ANEEL prorrogou o contrato da empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa para a realização da coleta de dados junto a consumidores de energia elétrica de 28.965 residências de 618 municípios de todo o país. Embora nem todos os 5.570 municípios brasileiros recebam a visita dos entrevistadores, a dinâmica do sorteio dos municípios contempla uma amostra que alcança consumidores de todas as 105 distribuidoras concessionárias e permissionárias de energia elétrica do país. 

A coleta dedados nos domicílios (presencial) dos municípios sorteados está prevista para o período de 5 de julho a 5 de outubro de 2022. A lista completa desses municípios, inclusive o seu, assim como todos os resultados desde o ano 2000, está disponível na página oficial da ANEEL na internet, no seguinte link:

https://www.gov.br/aneel/pt-br/centrais-de-conteudos/documentos/iasc

Para sua comodidade e segurança, os profissionais da Qualitest devem estar identificados com crachá com foto e em virtude da pandemia seguem todas as cautelas sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel. Além disso, sempre que possível, será evitado o deslocamento das equipes de coleta de dados em transporte coletivo – nos limites do município, ou entre municípios – prioriza-se o transporte por meio de veículos alugados, de uso exclusivo da equipe, com a identificação da Qualitest nas portas.

 Caso ainda persista qualquer dúvida ou caso queira fazer alguma denúncia ou reclamação, o(a)senhor(a) poderá contatar diretamente a ANEEL, em Brasília, por meio do telefone 167, cuja ligação de telefones fixos ou móveis é gratuita, e confirmar as informações contidas neste comunicado ou certificar o entrevistador que está em sua residência.

Persistindo a dúvida quanto à realização da pesquisa, é possível entrar em contato com a coordenação da pesquisa em Brasília, que poderá ser feita por meio do telefone fixo: (61)2192 8915, em horário comercial. Fora desse horário, as dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail:

 pesquisa_iasc@aneel.gov.br.

 Agradecemos antecipadamente por sua atenção e por suas sinceras opiniões sobre os serviços prestados por sua distribuidora, que contribuirão para a melhoria dos serviços de energia elétrica em nosso país.

 

Brasília,29 de junho de 2022.

 

AGÊNCIANACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL



Duvidas e Perguntas:

 O que é o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor?

 O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.

 Como é obtido o Iasc?

O Iasc é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 29.000 entrevistas.

Quais as variáveis avaliadas na pesquisa do Iasc?

São cinco:

·        qualidade percebida;

·        valor percebido (relação custo-benefício);

·        satisfação global;

·        confiança no fornecedor;

·        fidelidade.

Cooperativa de Energização e
de Desenvolvimento do Vale do Mogi

Rodovia SP 215, Km 96,7 - Bairro São João
Porto Ferreira - SP - CEP:13660-971
atendimento@cervam.com.br
SAC 24 HORAS
0800 016 15 61

Atendimento ao Público
Segunda à Quarta - 7h00 às 17h00
Quinta e Sexta - 7h00 às 16h30

Atendimento Emergencial
24 Horas

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de todos os cookies.

Para saber mais, leia nossa política de privacidade.